quarta-feira, 4 de maio de 2011

MÃE IEMANJÁ



Iemanjá
Esta Deusa Lunar das Mudanças, é considerada Rainha dos Mares es dos undos, a sua abrangência na Vida é bastante ampla.
Ela rege o destino das coisas que precisam ser modificadas, e traz novo alento a todos aqueles estão submergidos em problemas.
Iemanjá rege a mudança no ritmo da Vida, pois ela esta ligada ao Elemento Água.
Ela preside os rituais relacionados com o nascimento e a volta as origens, que é a morte, e também aos movimentos que se caraterizam pelo desenvolvimento das coisas, e dos projetos, assim como a expansão e a propagação de novas ideias.
Os rituais principais dedicados a Ela, celebram-se o dia 2 de Fevereiro.

O arquétipo de Iemanjá, assim como o da Deusa Artemis, é responsável pela identificação que as mulheres experimentam de si mesmas, e que as leva a sua própria individualidade.
Quando a Deusa Iemanjá dança, ela corta o ar com uma espada em sua mão, simbolizando com esse corte um ato psíquico que conduz a individualização, pois ao separar as coisas, deixa somente aquilo que é necessário para que a individualidade aconteça.
A Espada Dela, símbolo do Poder Cortante, que permite discriminar e ordenar os aspectos da psique, também pode levar ao abraço de sereia da Deusa, que é a morte.
Quando dança, a Deusa coloca a mão na cabeça, indicando assim a sua individualidade e por isso, é chamada de”Yá Ori”, ou “Mãe de Cabeça”.
No ritmo dos tambores, Ela toca a nuca com a mão esquerda, simbolizando o passado da humanidade, o “Mar do Inconsciente Cósmico”, a nossa origem eterna, a e a testa com a mão direita, significando o futuro em direção à consciência e a individualidade, de cada um de nós.
A Deusa Iemanjá dança o seu Poder representando a origem mitológica da humanidade, unindo o passado e o futuro, materializando um presente sempre eterno, através do despertar da consciência do que somos aqui e o agora, neste exato momento de nossa existência, pois sem passado não ha futuro, sem saber de onde viemos não sabemos o que somos, nem para onde vamos.
Sendo assim, Ela nos lembra em seus rítmicos passos, que a totalidade está na união dos opostos, do consciente com o inconsciente, do passado com o futuro, e dos aspectos masculinos com os femininos, que existem em todos nós.
As mulheres que estão em íntima conexão com esta Deusa, conhecem seus ciclos lunares, e como ele afeta suas vidas ao relacioná-las com as fases do astro prateado, aceitando em si mesmas a presença inegável do vai e vem das marés da Vida e do Amor, berço do rico psiquismo feminino.
Compreender e aceitar Iemanjá, equivale a compreender e aceitar a nós mesmas, por que este entendimento, nos encaminha à nossa individualidade, à descoberta dos Ser único que somos, como somos e porque de nossa existência.
O mito desta Deusa das Águas, é o mito de toda mulher, enquanto Criadora e força motriz de toda Vida, que não só omeça na água, como depende dos ciclos da Lua, intensamente vividos por nós, e que propaga a existência, nas mudanças de todas as coisas, num interminável nascer, viver, morrer, e novamente renascer, nas “Águas da Mãe Iemanjá”.




Arquétipo dos filhos de Iemanjá Ogunté

Arquétipo dos filhos de Iemanjá Ogunté -> Fundamento com Ogum
Lado positivo: de todas as Iemanjás são as mais trabalhadeiras. Inteiramente dedicadas, são pessoas extremamente competentes, capazes e corretas, pois sua organização e mania de limpeza saltam aos olhos. São, como todas as qualidades de Iemanjá, extremamente ligadas à família e cuida dela sempre como a cabeça. Amigas, apesar de não muito constantes. Como amantes são esporádicas. Gostam mais do trabalho que do sexo. Dentro do culto sempre se destacam, pois tem uma grande capacidade de liderança e conhecimento. São pessoas que procuram o saber, procuram aprender, pois são interessadas e atenciosas. Grandes anfitriãs, ouvintes e conselheiras. Sabem exatamente aquilo que querem da vida, por isso estão sempre trilhando o caminho que melhor lhe convêm.
Lado negativo: são do todo de indivíduo que tem um toque de falsidade em sua personalidade. Dramáticos, se irritam facilmente. Suas amizades duram pouco, pois se ligam às pessoas por conveniência. Não são amigos fiéis, pois só dão valor àqueles que podem lhe oferecer algo de concreto. Na verdade, parecem crianças que quando ganham um brinquedo novo, esquecem o velho com facilidade. Gostam também de jogar as pessoas umas contra as outras, e quando odeiam, querem destruir rapidamente. São de opinião que guardar rancor é uma bobagem, por isso destrói seus inimigos, a fim de não acumular sentimentos negativos. São pessoas sui generis.

Precauções: tomar cuidado com o mar, acidentes domésticos, acidentes de trânsito, doenças de barriga e dos seios, caso seja mulher.

Cor: azul claro, cristal, verde claro, rosa, branco.
Metal: Prata.
Pedra preciosa: pérola e brilhante.
Profissão: Serviço Social, Pedagogia, Advocacia, Medicina.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...