CÓD. DE ÉTICA

Sabemos que o assunto (Ética no Espiritismo), não se resume aos pontos que vamos colocar aqui. Mas esta é por enquanto a nossa colaboração a respeito do assunto.
Talvez as opiniões aqui descritas não sejam a de algumas pessoas, portanto não temos de forma alguma, a pretensão de ditar regras para o Espiritismo, ou para os frequentadores deste Blog, e nem mesmo para os presentes ao Forum.

NOTA DO POVO DE ARUANDA
Mós tenhos realmente um sonho. De que nossa religião algum dia, possa ser aceita sem preconceitos, como uma manifestação de fé e caridade, digna de respeito.

Somos à favor de que sejamos mais unidos, em uma federação, congregação ou ONG, que nos defenda politicamente, juridicamente, organize campanhas, etc…
Mas que deixe cada qual com sua forma de ritual.

É tão estranho ver eventos ecumênicos, onde vemos representantes de diversas religiões, como: padres, pastores, espíritas, candomblecistas e Umbandistas. Todos juntos em harmonia. E ver tão poucos eventos exclusivos para Umbandistas ou Candomblecistas em que os representantes dos centros se encontrem em harmonia.

Será que é mais fácil aceitarmos um rabino ou monge budista do que aceitar outro médium ou espirita? Apenas por diferenças de ritual? O que é isso? Por quê isso? Vaidade? Orgulho? Resistência cultural? Ignorância?

Porque olhar para as diferenças e não buscar as semelhanças?

Deus está muito acima do nome que o chamamos ou de como o cultuamos. O que ele quer é que nos amemos e que nos melhoremos como espíritos.

A nossa UNIÃO e o fortalecimento da nossa representação junto à Sociedade, são fundamentais para a nossa sobrevivência e crescimento!

Espero que todos nós tenhamos em mente que nosso objetivo não é impor a nossa forma de prática e os nossos conhecimentos uns aos outros.
Devemos expor o que sabemos e deixar que cada um, em função da sua capacidade e mérito individual, saiba assimilar e decidir o que é mais correto, tentando aplicar na prática o que aprender de bom.

Devemos acabar primeiro, com o preconceito que existe entre nós mesmos, e depois, de forma coerente, defender e eliminar o preconceito de outras pessoas e religiões contra a nossa.

Ficar afirmando que “isto ou aquilo não é Espiritismo”, não é atitude de um bom espirita, e confunde aqueles que não conhecem e discriminam a nossa religião.
Não seria mais fácil dizer que, existem várias maneiras de se trabalhar? E que nós praticamos um determinado tipo de caridade ao próximo, e com características que se diferem?

TÓPICO PRIMEIRO – ÉTICA NO ESPIRITISMO

Segundo o Dicionário( Aurélio Buarque de Holanda ), ÉTICA é “o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”.

É importante nos mantermos alertas contra as loucuras que são cometidas por aí afora sob o nome da Umbanda e do Candomblé. Mas isso deve ser combatido entre nós! Através do estudo, esclarecimento, compreensão e direcionamento. E não espalhado aos quatro ventos!

Vemos por aí publicações da igreja católica, noticiando os casos de pedofilia? Ou algum jornalzinho espírita, contando os casos de espíritas que passaram a cobrar por suas psicografias?

Se Nós, divulgarmos estes tipos de atitudes, estamos fornecendo munição para os opositores e detratores da nossa religião.

A idéia de criarmos um código de ética, não possui a intenção de definir formas de culto, mas sim de definir aquilo que de forma alguma poderia ser aceito na nossa Religião. Mesmo que possa parecer absurdo, existe uma série de atitudes imorais, amorais e, até, ilegais, sendo praticadas sob o nome de Umbanda e Candomblé.

Criando um código de ética e o divulgando, damos uma diretriz aos espíritas, mas, deixando que cada um escolha basear-se ou não neste código de acordo com seu livre arbítrio.

ESPIRITISMO x Drogas

1) As drogas prejudicam o desenvolvimento mediúnico, pois atrai irmãos de baixas vibrações que sentem a falta e necessitam saciar os seus vícios, após o desencarne.

2) Devemos classificar as drogas em licitas e ilícitas. As ilícitas, como a cocaína, maconha e etc, de acordo com a opinião de todos, não devem ser usadas de forma alguma pelo médium ou em qualquer ritual dentro dos Terreiros. OS médiuns, antes de tudo devem respeitar a lei vigente em seu país de origem. As lícitas (álcool e fumo) podem ser usadas desde que o médium respeite o resguardo e não abuse de sua utilização.

3) Outro fato que devemos lembrar e registrar é que não podemos confundir a manipulação das drogas lícitas como o cigarro e fumo pelas entidades, com os vícios dos médiuns.

4) Nenhuma casa deve permitir médiuns viciados no trabalho mediúnico. O ideal é que ele seja tratado e esclarecido, para que possa voltar a executar a sua mediunidade, com mais firmeza e amor.

5) Em caso de menores de idade, o guia deve ser instruído a não utilizar álcool e fumo, pois são drogas lícitas, mas proibidas para menores de idade, e podem acarretar problemas para o corpo físico do menor, assim como, problemas legais para o Terreiro.

ESPIRITISMO x Política

1) Primeiro, o lado ecológico está totalmente interligado com a política, sendo necessário um estudo para que, em nossas oferendas, trabalhos e obrigações, sejam substituídos materiais que corroem e afetam negativamente a natureza por outros que não afetem o meio ambiente.

2) O problema religioso na política, não são as religiões em si, evangélicos, católicos, mas a intolerância religiosa e a não aceitação das diferenças.

3) É necessário que os espíritas tenham uma maior consciência não deixando de afirmar sua opção religiosa em censos, pesquisas e até mesmo em locais de trabalho, família e etc. O espiritismo, seja ela a umbanda, o candomblé, o kardecismo...etc... são religiões como quaisquer outras. E não é vergonha ou errado partilhar aos outros sua opção religiosa.

4) Devemos ter cuidado com o crescimento de religiões que não toleram o espiritismo na política, são facções religiosas que tem demonstrado a intenção de não permitir a existência de outras religiões, principalmente as Espíritas/Espiritualistas, caso da Umbanda e do Candomblé, sendo necessário aos espiritas, encontrar e votar em candidatos que venham a defender o Espiritismo ou o direito de livre opção religiosa para todos.

5)Os espíritas deve estar atento às leis que regulam a livre manifestação religiosa, para que possa se defender, se necessário, de casos como os acontecidos nos festejos a Iemanjá em São Paulo e como nos recentes processos contra a Rede Record e Rede Mulher.
ABAIXO A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA, OU QUALQUER TIPO DE PRECONCEITO!!!
ISSO É ABOMINÁVEL NOS TEMPOS DE HOJE, MINHA GENTE!!!

ESPIRITISMO x Dinheiro

Trabalhos, descarregos e obrigações “podem” ter a salva.
A Salva pode ser entendida como uma forma de ajudar a casa. O dirigente ou responsável deve ter bom senso em relação a isso.
A salva é um valor simbólico, podendo ser velas e etc.
Pois a existência de doação oferecida pelos médiuns e assistentes/consulentes aos Terreiros já foi aceita por todos.

O assunto mais debatido e polêmico são as consultas com Guias espirituais, que ao nosso ver, não deveriam ser cobradas.
Pois todos têm o direito de ser atendidos, segundo a lei de PEMBA.
“Dai de graça, o que de graça recebestes.”

O material para trabalhos, deve ser comprado preferencialmente pelo consulente.
Não tendo ele condições, a casa pode ajudar, propiciando meios para que o trabalho Espiritual seja concretizado.
*A Salva não pode ser obrigatória.
Todos devem ser atendidos Espiritualmente.

Texto extraído do Blog Povo de Aruanda, adaptado pela Comunidade, para todas as religiões espíritas, incluindo algumas leis da Federação Espírita, para melhor entendimento do fórum.

quarta-feira, 29 de abril de 2009
Sobre liderança e uso do poder - TZEDAKÁ
Queridos,

Será que saberemos diferenciar líder daquele que usa o poder? Pode ser omisso o amor ao líder que usa do poder?

O papel de um líder é servir. Para isso é necessário trabalhar a habilidade de saber ouvir. O lider se vale da autoridade, da força do exemplo e do argumento, e não do poder que governa pela força. O lider conquista o amor de quem serve. Prestem atenção! No judaismo existe uma forte ligação entre amor e justiça, um conceito chamado TZEDAKA. Um amor justo ou uma justiça amorosa. O professor Rehfeld escreveu assim: "para ser justo é preciso compreender as pessoas, e para compreende-las, é preciso amá-las. Não existe justiça sem amor e também não existe amor sem justiça. (...) O verdadeiro amor começa de fato quando começamos a pensar no outro, no momento em que sentimos responsabilidae pelo outro,no momento em que nós nos empenhamos a possibilitar ao outro ser tudo aquilo que ele pode ser. E todos nós somos menos do que podemos ser, gostaríamos de ser tudo o que podemos. Mas para poder ajudar nisto, aquele que ama tem que julgar, analisar e criticar e claramente encarar os defeitos da pessoa amada. Então, o ideal é um amor com justiça."

Que todos os sacerdotes leiam e escutem esse clamor.
Shalom , Salam, Saravá
Kao kabecile

Dan
Postado por Dan às 13:23

Texto Para reflexão
À todos que foram escolhidos pelo Pai maior para chefiar seja independente do local, pode ser terreiros, escritórios, empresas...enfim, todo local tem um líder, e este deve saber desempenhar seu papel, pois liderança é uma arte!
OS REIS
À sobre a Terra muitos reinos de papel ,
que assim como aparecem , podem desaparecer .
Muitos lançam vôos , se auto denominam Reis ,
mas as suas coroas se apagam ao entardecer .
Sobre outras pessoas e muito fácil governar ,
e coroas de ouro qualquer um pode comprar .
Mas sobre si mesmo muito poucos podem governar ,
e menos conquistar coroas de luz astral .
O reino está dentro do homem ,
conquistate e serás um Rei .

O Rei verdadeiro pôr escudo tem a sua moral
pôr coraça sua áurea ,
por espada a sua virtude ,
por palácio o seu corpo ,
por tesouro a sua sabedoria ,
sua corte e de anjos ,
seu Baluarte e de fé ,
assim nasce um Rei , nasce uma estrela ,
que com a sua luz o protejera .

Todo homem têm 3 reinos para conquistar ,
O reino do corpo ,
o reino da alma e o mental .
São 7 batalhas as que um Rei deve saber vencer ,
12 são os povos que deve saber julgar .

Como um timão , a lei suprema encontra no Rei seu trono e seu juiz

Assim como um veleiro ,
que o vento afunda em alto mar ,
assim naufraga o homem que não
usa sua boa vontade .

O mar e o destino ,
as velas são o valor ,
o vento são as paixões e o timão e a vontade .

A vontade chama a os Reis ,
a porta está sobre o vento e o mar ,
infeliz e o reino de anarquia e confusão ,
onde os desejos dançam sobre a razão .

Estabelece uma ordem se queres ser um Rei ,
controla a teus servos ou eles te controlarão .
Conquista um vasto reino , coroas de ouro astral .

O reino está dentro do homem , conquistate e serás um Rei!

Aprenda a distinguir um Templo

Comentário do Pai de Santo do Núcleo Umbandista São Sebastião

Você que hoje nos visita, leia atentamente as linhas seguintes. Esse procedimento visa orientá-lo em relação à religião que praticamos e procura também de certa forma, pedir sua compreensão no sentido de nos ajudar a separar o joio do trigo.
Infelizmente, alguns individuos mascaram-se de Médiuns e/ou Espíritas, na intenção de explorar pessoas desavisadas ou desesperadas. Se no futuro você conhecer alguém que visita ou freqüenta locais como os que descrevemos a seguir, alerte-as sobre o perigo que correm de serem iludidas, de se tornarem vítimas de espertalhões ou gente de má índole, cujo único objetivo é explorar financeira e materialmente essas pessoas.


MAUS SINAIS

1 - Procure sentir o ambiente e a proximidade das pessoas que trabalham nesse templo. Se você se sentir mal, perceber antipatias, sentir opressão ou mal estar, vá embora! É o seu Anjo da Guarda tentando desesperadamente lhe avisar que esse local não é aconselhável.

2-Se nesse local lhe disserem: nossos trabalhos são caros, mas são garantidos, vá embora! É mentira e eles só querem o seu dinheiro.

3- Se o dirigente do templo (Pai de Santo, Babalaô ou Babalorixá como é chamado, ele ou ela) bebe, cheira mal, cheira a pinga azeda, fala palavrões dentro do templo, comparece aos trabalhos com roupas sujas ou tem péssimo conceito ou fama, saia imediatamente do local. Porque é ele (ou ela) quem precisa de ajuda espiritual, pois trata-se de pessoa altamente perturbada e perseguida por espíritos malignos.

4 - Se no ambiente você perceber fofocas, críticas destrutivas ou ciumeiras entre os médiuns, vá embora! Se na corrente de médiuns não existir harmonia, eles não conseguirão transmitir coisas boas ou harmonia.

5 - Se o dirigente do templo, ou entre os médiuns (eles ou elas) você perceber que são metidos a conquistas amorosas, retire-se imediatamente! Nesse local reinam espíritos conhecidos como vampiros, os quais vampirizam sexualmente suas vítimas.
Se nesse local falarem exageradamente e a todo instante de fatos ou milagres relacionados aos Guias ou aos médiuns da casa, vá embora! Ninguém faz propaganda, a menos que precise vender.

6 - Se o dirigente do templo (ele ou ela) bajula os ricos e poderosos e trata os mais humildes com descaso, vá embora! Ele (a) é safado e mau caráter e desconhece sua posição insegura e transitória neste mundo. Na realidade, trata-se de um grande infeliz que responderá exemplarmente no mundo espiritual, por ter sido rapineiro com seus semelhantes. A missão do médium chefe de um templo de Umbanda é sacerdotal, desta forma, essa missão vem do berço. O médium chefe, uma vez consciente de sua missão mediúnica, jamais discriminará qualquer pessoa, seja ela rica, pobre, branca, negra, homem, mulher, etc., já que conhece as leis de causa e efeito de nosso poderoso Pai.

7 - Se o ambiente não for amigável e estiver sujo, saia imediatamente! Bons espíritos não habitam e não freqüentam lugares sujos. O templo pode ser humilde, isso não importa. O importante é que esteja limpo e organizado.

8 - Se um templo não transmitir a fé em Deus, em Jesus Cristo e nos Orixás, procurando desta forma lhe transmitir assuntos sérios como a caridade, a fraternidade, o perdão e o amor ao próximo e transmitir a idéia de fanatismo, vá embora! Compreenda que existe diferença entre fé e fanatismo. O fanático não distingue a verdade da impostura e torna-se vítima de espertalhões e obsessores.

9 - Se num templo, tentarem lhe incutir medo mediante argumento do tipo "se você não fizer isso ou aquilo, vai lhe acontecer isso ou aquilo" é sinal que esse templo não é aconselhável, uma vez que o dirigente do templo e seus médiuns são fanáticos. Vá embora desse local.

Para distinguir um Centro Espírita Verdadeiro verdadeiro, é simples:

Se o dirigente do templo e os médiuns forem fisicamente limpos, mesmo que pobres, fique! A condição financeira de uma pessoa não é prova de sua força mediúnica e sim, de sua prova na vida. Existem Centros Espíritas muito humildes, dirigidos por gente muito humilde e são templos sérios, quando dirigidos por gente séria.
O dirigente de um templo (Pai de Santo, médium chefe, etc.) é a viga que o sustenta em pé. Se forem pessoas moralmente corretas dificilmente praticarão coisas imorais ou negativas.

Procure descobrir ou saber quem são eles.

Antes de depositar total confiança em seus conselhos ou trabalhos.

E, acima de tudo, nunca pague por nada que receber no espiritismo. No espiritismo tudo é de graça. Compreenda que Deus não quer o seu dinheiro, quer apenas a sua fé, a sua devoção e o respeito pelas coisas Santas. Não há necessidade de pagar por nada. Nossa religião não aceita dízimos, não quer ofertas ou doações. Os templos sérios, dirigidos por médiuns sérios, são mantidos através da associação de seus médiuns e de seus freqüentadores, sendo essas pessoas as responsáveis pela manutenção do templo (água, luz, impostos, velas, ajuda em alimentos a pessoas necessitadas, medicamentos, etc.). Em hipótese alguma os médiuns que formam a corrente mediúnica de um templo sério aceitarão dinheiro, presentes ou agrados de qualquer espécie.

Todos que criticam o espiritismo, o fazem por não conhecerem nossos rituais ou então, tiveram contato com formas deturpadas do culto. O espiritismo existe para combater qualquer forma de maldade, seja ela gerada (ou não) por feitiçarias.
Infelizmente, existem em nosso meio alguns que se intitulam chefes de terreiro, porém são mal preparados ou ignorantes e que propagam o fanatismo no lugar da fé. Por esse motivo é comum constatar hipócritas dirigindo templos, quando na realidade não o são.

Mandamentos e leis da Umbanda
Comentário do Pai de Santo.
Na Umbanda, tudo gira praticamente em torno do número sete, desta forma, os mandamentos da igreja umbandista também são sete, eu os recebi no início de minha missão. Certa noite, tive um sonho, nesse sonho eu estava dentro do gongá, de frente para o altar, vestido de branco, descalço e em pé dentro de um enorme pentagrama riscado no chão com pemba branca. Nessa ocasião todas as coisas ruins que tinham se passado em minha vida, vieram à minha mente em tremenda velocidade e em seguida, logo à frente, foram escritas no chão, na cor dourada, as leis abaixo:

1 - Ame e sirva a Deus acima de todas as coisas.
(Todas as coisas significam sua comodidade, seus passeios, sua diversão, seu trabalho, sua família, seus prazeres, etc.)
2 - Não mate.
(Nunca matar, sejam plantas, animais e principalmente seres humanos)
3 - Se não puder falar bem de seu irmão, dele não fale nada.
(Se você não pode falar bem de uma pessoa, não fale nada. Toda crítica e toda observação em relação à conduta alheia ferem e ninguém gosta de ser ferido, evita-se desta forma fazer inimigos)

4 - Se não puder ajudar seu irmão a construir, não tente destruir seu irmão.
(Se você não puder ajudar as pessoas a construírem beneficamente suas vidas, não tente destruí-las em suas lutas. A destruição pode ser moral, financeira, material, etc. Ajude as pessoas que te rodeiam e conquiste novos amigos e você, desta forma, não terá inimigos)
5 - Se não puder dar nada a seu irmão, dele não tome nada.
(Não cobice e não roube o que é do próximo, seja sua mulher (ou homem), sua casa, seu dinheiro, seu carro, seus filhos, etc.)
6 - Aproxime-se mais daqueles que o seu coração ama menos
(Vá atrás de quem o feriu e seja amigo dele novamente. Aproxime-se das pessoas que não gosta, porque é aí que está o seu problema nesta existência)
7 - Nunca negue o que estiver em suas mãos o poder de conceder ao seu irmão.
(Nunca negue ajuda ao próximo, nunca negue nada que estiver ao seu alcance. Compreenda que podemos ajudar materialmente as pessoas, porém isso é o mais fácil de fazer e não é toda a ajuda que podemos dispensar. Podemos ajudar com palavras, com carinho, com amizade, com amor, com respeito, com compreensão, enfim ajude sempre, tudo é causa e efeito, ajude e você será ajudado).

Ética-A cosmovisão ou a ideologia

Cosmovisão é uma palavra que se refere à maneira como alguém vê o mundo. Inclui também as respostas que são dadas aos grandes porquês da vida humana.

Cada grupo religioso tem sua cosmovisão. A Umbanda e o Candomblé, oferecem respostas plausíveis, concretas, imediatas e eficazes.

A ética na Umbanda

Toda religião tem conseqüências éticas ou morais. A ética é um código de valores diretamente ligada à visão de mundo. A umbanda sustenta-se num universo povoado por espíritos e entidades que regulam o ritmo da vida cotidiana. A relação que se estabelece entre pessoas e deuses orienta, também, o comportamento dos seres humanos entre si.

A questão ética no Ccandomblé

A origem africana forneceu, como vimos, parâmetros de comportamento entre o bem e o mal. Os ideais da proteção à vida, a solidariedade clânica, a busca da força e da harmonia regeram a estrutura da sociedade africana. A vinda forçada dos negros ao Brasil interrompeu essa harmonia e unidade. A ética e os princípios de comportamento fragmentaram-se, deixando para o momento ritual a reconstrução da unidade, mas dicotomizando o comportamento na vida normal.

Se considerarmos também que o candomblé esteja passando de uma fase de religião étnica para uma religião universal, em que adeptos de origem branca, intelectuais, executivos, profissionais e outros parecem engrossar os terreiros, sobretudo nas grandes cidades, novas questões de adaptação emergem para esta cosmovisão religiosa. Especialmente a questão ética é refletida e questionada.

Prandi, por exemplo, sugere que o princípio ético do "certo e errado", sendo limitado ao momento do rito no candomblé (em que a ligação ritual e a obrigação são extremamente importantes), deixa margem a diferentes interpretações morais no cotidiano. Em seu trabalho sobre candomblés, em São Paulo, após ter entrevistado dezenas de pessoas do alto clero do candomblé, chega à conclusão de que esta religião não conta com um corpo ético próprio.

Ética e Candomblé
por Jerry em 17 Mar 2009 22:58

Há quem diga que o candomblé é uma religião anti-ética, ou seja, que vai ao encontro da ética estabelecida, qualquer que seja ela. Outros dizem que o candomblé é uma religião a-ética, ou seja, que não traz em si nenhum cógido de conduta a respeito do que é certo ou errado.

Bobagem.

A tradição oral do candomblé, repassada pelos versos de Ifá, o adivinho, pode ser condensada em 16 odus, ou caminhos, a ser seguidos por todo aquele que cultua orixá. Ei-los:

Ifá nos aconselha:
1º - ÒKÀNRÀN: Não fazer mal a ninguém.
2º - ÉJÌ ÒkÒ: Não sentir ódio nem destratar o outro.
3º - ETÁ ÒGÚNDÁ: Não guardar sentimentos de vingança.
4º - ÌRÒSÙN: Não fazer armadilhas nem caluniar.
5º – ÒSÉ: Não invejar nada nem ninguém.
6º - ÒBÀRÀ: Não mentir.
7º - ÒDÍ: Não corromper nem se deixar ser corrompido.
8º - ÈJÌ ONÍLÈ: Usar bem a cabeça neste mundo e respeitar os segredos alheios.
9º - ÒSÁ: Não ser falso com o próximo.
10º - ÒFÚN: Não roubar, não jurar em falso nem amaldiçoar.
11º - ÒWÓNRÍN: Não matar, não arruinar a vida de outros e ser grato ao bem que nos façam.
12º - ÈJÌLÁ SEBORÁ: Evitar os escândalos e as tragédias.
13º - ÈJÌ OLÓGBON: Respeitar os Ancestrais.
14º - ÌKÁ: Não espalhar doenças, a corrupção e a maldade sobre o mundo.
15º - ÒGBEGÚNDÁ: Respeitar aos mais velhos, as crianças, o pai e a mãe.
16º - ÀLÀÁFÍÀ: Ouvindo estes conselhos não sentirá vergonha no dia que tiver que se apresentar perante Olódùmarè!

Como ocorre em todo grupo social, no Candomblé não é diferente, existe sim regras, conjunto de normas éticas, principalmente as ditadas pelo Babalorixá, ou zelador da casa se santo, como se costuma chamar aqui no Rio, existe a Tradição passada de geração a geração, e jeito de ser, a cultura, e sabendo-se que a Ética é o jeito de ser de um grupo. Entretanto, como ocorre em todo lugar, existem os filhos de santo, que não estão nem aí para a tal da ética.
Axé awá lonan!
Que a força esteja em nossos caminhos!

AQUI ESTÁ EXPOSTO A MAIOR FALTA DE ÉTICA QUE UM SER HUMANO POR PRATICAR CONTRA O OUTRO!!!!!!!REALMETE SEM PALAVRAS, EM RELAÇÃO A ATITUDE TOMADA POR UMA SECRETÁRIA DA PREFEITURA...EM PREJUDICAR VÁRIAS PESSOAS QUE NÃO LHE FIZERAM MAL ALGUM, UMA VERDADEIRA AFRONTA A CULTURA AFRO-BRASILEIRA!
ABAIXO A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA!!!
UM ABSURDO E UMA FALTA DE RESPEITO A UM PATRIMÔNIO NACIONAL!

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=uaafTJXDZng

Mandamentos de Ifá no Odu Ìká-Òfún

Muitos andam pela vida sem rumo e acaba indo buscar os conselhos de Ifá. Este era o
caso dos ancestrais que buscaram cobrar de Ifá a promessa feita por Olódùmarè (Deus), que
dava a eles uma vida longa.
Assim Ifá advertiu:
1 - não digam o que não sabem (èsúrú pode ser tanto uma conta sagrada como um nome de uma pessoa);
2 - não façam ritos que não saibam fazer (novamente avisa não troquem a conta sagrada pelo nome);
3 - não enganem as pessoas (trocando a pena de papagaio por morcego);
4 - não conduzam as pessoas a uma vida falsa (mostrando a folha de ìrókò e dizendo que é folha de
oriro);
5 - não queiram ser uma coisa que vocês não são (não queiram nadar se vocês não conhecem o rio);
6 - não sejam orgulhosos e egocêntricos;
7 - não busquem o conselho de Ifá com más intenções ou falsidade (Àkàlà é um título usado para
Òrúnmìlà);
8 - não rompam (não mudem) ou revelem os ritos sagrados, fazendo mal uso deles;
8 - não sujem os objetos sagrados com as impurezas dos Homens; busquem nos ritos sagrados
somente coisas boas;
10- os templos devem ser lugares puros, onde a sujeira do caráter humano deve ser lavada;
11- não desrespeitem ou inferiorizem os que têm maior dificuldade de assimilar conhecimentos ou
deficiências no caráter, ajude-os a mudar;
12- não desrespeitem os mais velhos, a sabedoria está com eles, a vida os fez aprender;
13- não desrespeitem as linhas de condutas morais;
14- nunca traiam a confiança de seu semelhante;
15- nunca revelem segredos que lhe são confiados; falar pouco e somente o necessário demonstra
sabedoria;

16- respeitem os que possuem cargos de responsabilidade maior; o Babaláwo é um Pai, portanto, é
devido grande respeito aos Pais.
Mas os ancestrais não cumprem as determinações de Deus, trazidas e mostradas por
Òrúnmìlà. Deus usa os Òrìsà para advertir o Homem, mas não obtém sucesso. O Homem
não ouve os conselhos.
Mesmo assim, em erro, o Homem ainda acusa a Òrúnmìla. Mais uma vez não reconhecendo
seus próprios erros. O Homem tem esse hábito, o de culpar os outros pelas suas maneiras
erradas.
Diante de tais atitudes, Deus fica desobrigado de cumprir Sua palavra com o Homem,
permitindo então que o Homem morra idoso e venha a renascer jovem, para que uma nova caminhada
de aprendizados se inicie, em outra vida, em outro lugar, e quem sabe assim, nessa nova etapa, o
Homem aprenda os mandamentos de Ifá pondo fim a esse ciclo sofrido.
Assim se repetirão esses ciclos, até que o Homem aprenda a mudar, tornando-se um
Egúngún Àgbà (Ancestral Ilustre) que recebe funções mais importantes no Òrun (no Além)!

O Candomblé, religião afro-brasileira, fruto da diáspora africana, ganha visibilidade somente a partir do século XIX na Bahia.
Em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, porém, até meados do Século XIX, os Cultos Afro Brasileiros permaneceram na sombras, as escondidas. Era subterrâneo, repleto de silêncio e não ditos. Na entrada do Século XX essa expressão religiosa encontra-se envolta em mistérios. É nesse sentido que venho neste site falar, e mostrar um pouco do que é a religião dos Orixás, Minkisi e Voduns Africanos, que foi mantido, durante séculos, através da tradição oral. Tempo houve em que nada se escrevia, tudo era passado de "boca a ouvido", e a possibilidade de se fazerem anotações escritas era tida e havida como um desrespeito, não só a tradição como as próprias divindades, afirmavam os antigos que Candomblé se aprende na pratica, no cotidiano dos terreiros.

Não pretendo tentar teorizar quanto a validade desta assertiva, Talvez funcionasse eficazmente numa época em que as pessoas do culto, viviam apenas para o culto, dedicando a ele seu tempo integral. Mas hoje a coisa mudou. Na atual conjuntura, poucos são os sacerdotes que vivem exclusivamente do culto e para o culto. O ser humano atual, por mais dedicado que seja a sua religião, tem de dividir seu tempo, equacionando um espaço para a prática religiosa e um espaço para suas atividades de cidadão comum.
Afinal, ser Pai ou Mãe de Santo não é, ou pelo menos não deveria ser, profissão!. E sem duvida , a ignorância é o maior elemento gerador do grande descrédito por que passa o Candomblé, pois quando falece um sacerdote, ele certamente leva consigo pelo menos uns duzentos mistérios e fundamentos, quase sempre passada de forma errada pelos praticantes, o que gera uma serie de erros quase sempre graves.

Acontece a famosa "marmotagem", quando, é pelo fato de não conhecerem parte da liturgia, abrem terreiros e começam a raspar a cabeça de terceiros, temos que entender que o Candomblé é uma faculdade, e que se não tivermos o devido estudo e uma certa orientação, não estamos pronto a começar. Não é ouvir uma coisa aqui, outra ali, e falar que sabe, o que tem de ser feito. É estudar, pesquisar, procurar saber de quem sabe mais, ouvir
o que os antigos tem a dizer, e ter sempre a capacidade de escutar e aprender com os mais velhos, que estão sempre orientando e mostrando por onde seguir.

É realmente escassa a literatura sobre a verdadeira pratica do Candomblé, porém, minha intenção não e a de violar os chamados fundamentos e, sim, mostrar a realidade das coisas, criando clima de respeito, e confiança, entre os "filhos de santo" e "pais de santo", sabendo também que a Cultura Bantu, foi a primeira trazida para o Brasil. Pois todos os estudos e pesquisas provam que a primeira parte explorada da África foi Angola e Congo, assim sendo os primeiros escravos vindo para o Brasil foram dessas regiões. Portanto temos também que aprender a respeitar, pois isso é o Candomblé, o respeito as tradições e a humildade!
(Karl-Heinz, filho de Xangô)

A Lei dos 7 princípios

*O Princípio de Mentalismo
O Todo é Mente, O Universo é Mental. A criação divina se dá mentalmente e fazemos todos parte de uma única mente universal.

*O Princípio de Correspondência
O que está em cima é o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima. Existe relação entre a mente universal e nossa própria mente humana.

*O Princípio de Vibração
Nada está parado, tudo se movimenta, tudo vibra.

*O Princípio de Polaridade
Tudo é Duplo; tudo tem Polos; tudo tem seu Oposto; o Igual e o Desigual são a mesma coisa; os Opostos são idênticos em Natureza, mas diferentes em Graus; extremos se tocam; todas as verdades são meias-verdades; todos os Paradoxos podem ser reconciliados.

*O Princípio de Ritmo
Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés; tudo sobe e desce, tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda, o ritmo é a compensação.

*O Princípio de Causa e Efeito
Toda Causa tem seu Efeito, todo Efeito tem sua Causa; tudo acontece de acordo com a Lei; O acaso é simplesmente o nome dado a uma Lei desconhecida; há muitos Planos de Causalidade, porém nada escapa à Lei.

*O Princípio de Gênero
O Gênero está em tudo; tudo tem seu princípio masculino e o seu princípio feminino; o Gênero se manifesta em todos os planos da existência.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...