domingo, 1 de maio de 2011

KIMBANDA




A palavra Quimbanda em Kibungo, língua africana de antigos escravos, significa médico, curador, aquele que pratica a arte de curar. Era, portanto, o médico da Tribo e não o feiticeiro. No entanto, com o correr do tempo, a palavra começou a tomar, no Brasil, a conotação de feitiçaria e magia negra. Isto se deu porque os negros alforriados intitulavam-se quimbandeiros, receitando suas ervas aos que buscavam remédios para seus males físicos e, ao mesmo tempo, faziam também tudo aquilo que lhes era pedido em termos de magia.
A kimbanda.

Porque as opiniões se dividem tanto?
Muitas vezes por falta de fundamento histórico, a maioria das pessoas respondem o que é a kimbanda na prática através dos mistificadores, outras dão sua própria explicação falando por cima que a kimbanda é de esquerda e a umbanda é de direita (o que de certa forma não esta errado, mais esta
incompleto). A verdade é que a kimbanda é muito mais importante pra umbanda
do que pensa a maioria das pessoas.

Historicamente o que é kimbanda?
Kimbanda é uma palavra bantu que significa apenas Sacerdote, a kimbanda inicialmente era um culto primitivo dessa nação africana aos Nkisis, aos espíritos dos ex's chefes dos cultos (os Tátas) e dos ancestrais
(makungu), em breve resumo ao chegarem ao Brasil os bantus sincretizaram seu culto aos cultos da nação Yorubá relacionando o orixá Exu aos Tátas.
Aos rituais ligados aos tátas os bantus recorriam a Kálunga-Ngonbe o senhor da morte. Para esses rituais os bantus ja há muito tempo utilizavam a pemba (que foi sacralizada a partir do contato dessa nação com os árabes) alem da polvora, bebidas, perfumes (todos conhecidos pelos contatos com os árabes).

A prática ritual da Kimbanda tradicional
O kimbanda (sacerdote) também é um Nganga (feiticeiro) o rito de iniciação do Nganga consiste no mesmo ficar por um período determinado isolado na floresta até que seja manifestado por um espírito, assim que isso acontece a pessoa adoece e começa a ter visões. O Nganga da tribo trata da doença e após a cura a pessoa ganha a capacidade de ver e se comunicar com os seres da floresta.
- O Muzambo
O muzambo é o método de adivinhação do Kimbanda, no qual ele posiciona uma tabua de madeira chamada muxacato, feito do pedaço de uma árvore mafumeira (ocá) - e o mona - um pauzinho que será esfregado no muxacato, esses objetos são sacralizados previamente amarrados e postos em contato com terra de sepultura e raizes. O Quimbanda então risca com a pemba os simbolos sagrados do muzambo, primeiro traça cruzes nas costas das mãos depois na mona, no muxacato ele fara um risco longitudinal e 3 transversais. Em seguida o kimbanda esfregará o mona no muxacato, ao longo do corpo do consulente fazendo perguntas sobre o problema deste. Se o mona deslizar livremente a resposta é não, se emperrar a resposta é sim.
- Xinguilamento
O xinguilamento é quando um espírito tenta se manifestar em uma pessoa qualquer, as pessoas próximas a essa então devem chamar um kimbanda que através de um ritual invoca o espirito e verificara a autenticidade do transe passando pela lingua do incorporado uma agulha e uma brasa ardente.
Atestada a autenticidade do transe o kimbanda conversa com o espírito que pode ser um makungu (ancestral) ou divindades especies de catiças dos Nkisis.

Umbanda e Kimbanda: Entre a cruz e a encruzilhada
A Umbanda tem grandes semelhanças aos ritos bantus, o uso de bebida e fumo para magnetização, a incorporação de ancestrais (preto-velhos), a pemba como instrumento ritual, os orixás e os exus são todos elementos que veem dos Bantus sincretizados com os Jéjes. Em meio a isso tudo realizava-se ainda o sincretismo com os santos católicos, os indios e posteriormente o kardecismo francês. Dentro da kimbanda tradicional foi-se então adicionada a moral cristã e indigena, e fora expandida por todo territorio nacional principalmente no Rio de Janeiro de onde veio a consolidação dessa nova religião de unificação de tantos sistemas e culturas na pessoa de Zelio Fernandino de Morais e do espírito do Caboclo das 7 Encruzilhadas.

A Kimbanda hoje
A umbanda unificava os ritos Omolokos e Bantus, porem tais tribos possuíam suas rivalidades, enquanto de um lado estava umbanda, a kimbanda havia se tornado uma especie de resistência a essa nova corrente, desapegada as morais cristãs porem não conseguiu se livrar do sincretismo que viria com o tempo, relacionando os tátas, posteriormente exus aos demonios judaico-cristão. Hoje a kimbanda esta banalizada, uma série de pessoas mal-intencionadas praticam magia negra se passando pelo nome de kimbandistas, outras correntes de kimbanda ainda possuem um trabalho mais serio com os exus e pombogiras mais ainda com mentalidade de resistência a umbanda sendo desapegados a moral cristã, deixando a cargo das entidades julgarem por si só o que é e o que não é correto, como descreveu Diana Brown antropologa da Universidade de Indiana "Os Exus parecem afirmar o poder e autonomia do indivíduo e exercer seus próprios interesses em contraponto os interesses e os códigos morais estabelecidos pelo Estado, a sociedade e a família" e muitas vezes cultuando demônios com o auxilio de um manual medieval de
demonologia chamado "Gran Grimorium".

Considerações
Ainda a muito estudo se fazer sobre a formação da umbanda e dos cultos africanos no Brasil, foram anos de marginalização e preconceito, há muitas informações a serem averiguadas e impressionantes relatos de uma época nem tão distante assim.
O ponto mais importante é que a umbanda é uma religião de sincretismo, foi formada dessa forma e dessa forma evolui, por isso vemos por ai tantas correntes, todas com sua forma própria de trabalho e evolução sendo vistoriadas pelos guias no astral. A umbanda sabendo da importãncia dos Exus e Pombogiras os sincretizou em sua gira moralizando os espíritos que se apresentam nessa linha e seguindo a máxima "tudo que esta acima é como o que esta embaixo" mais isso é assunto para outro post.

..............................................................

ETMOLOGIA:
QUIMBANDA / KIMBANDA:


UMBANDA arte de curar
QUIMBANDA quer dizer o curandeiro.
Vamos observar também as várias definições de QUIMBANDA ou KIMBANDA.

QUIMBANDA tem sua fonte de origem no QUIMBUNDO. que é uma mistura de dialetos africanos, criado pelo governo para ser ensinado nas escolas das colônias portuguesas, afim de que todos angolenses se entendessem entre si nas regiões tribais de angola e moçambique.

BASEADO NESTA ESTRUTURA VEJAMOS:

QUIM ou KIM, quer dizer em linguagem africana, médico ou grão-sacerdote dos cultos BANTOS.

BANDA quer dizer LUGAR ou CIDADE.

Resumindo, chegamos à conclusão de que em nosso idioma, quimbandeiro quer dizer grão-sacerdote dos cultos bantos, vindos de angola, moçambique e benguela.

QUIMBANDA = curandeiro-adivinho, necromante, exorcista, mago. por extensão: médico, benzedeiro. todo aquele que busca a anunciação e interpretação dos fatos, através dos mais variados processos.

O QUIMBANDA trata as enfermidades diagnosticadas por adivinhação, debela os azares, restabelece a harmonia conjugal ou provoca a inimizade, concede poderes para o domínio do amor ou para a anulação de demandas.

Busca a cura, nas matas ou campos, cachoeiras, mares, enfim nos elementos da natureza, aonde vai em busca de plantas medicinais.

KIMBANDA = Curandeiro, Mágico. (DICIONÁRIO DE KIMBUNDU - PORTUGUESA COORDENADO POR J. D. CORDEIRO DA MATTA)

A FUNÇÃO DA KIMBANDA:
Tida como sinônimo de magia negra ou de baixo espiritismo, a Kimbanda é, no seu sentido mais básico, tão somente a contraparte da Lei de Umbanda, ou as aplicações da Lei ao Mundo da Forma.

A palavra Kimbanda se traduz segundo a Lei do Verbos como o Conjunto oposto da Lei. De fato a Kimbanda exerce um papel contrário a Umbanda, embora no sentido de equilíbrio, uma vez que o Universo e suas Leis se baseiam na harmonia dos opostos.

Se existem Sete Planos ou vibrações na Umbanda, a Kimbanda é composta de Sete planos opostos, sendo a união destes dois planos o que torna a frase esotérica "o que está em baixo é semelhante ao que está em cima" com seu sentido pleno.
Tal Lei é representada da seguinte forma:

O triângulo com o vértice apontando para cima significa:



o que está em cima - a Luz que parte do ponto para a abrangência de cima para baixo. A oração aos senhores da Luz, em analogia com as duas mãos unidas para cima; (em verdade, o ato reproduz a geometria cósmica) o Karma ativo. Este sinal relaciona-se a Umbanda.

o triângulo com o vértice apontando para baixo significa:



o que está embaixo - as ordens de cima ou a Lei em execução; a bênção das hierarquias superiores ao indivíduo, ou a súplica do indivíduo aos seres superiores; o Karma Passivo; as duas mãos unidas para baixo, em oração aos senhores da Forma; Este sinal relaciona-se a Kimbanda.



Os dois sobrepostos, reunidos formando um HEXAGRAMA simbolizam a harmonia entre os OPOSTOS.

O resgate e a ascenção de todas as almas rumo a espiritualidade. Pois em verdade aquele que se encontra em grau mais alto possui um correspondente em grau mais baixo. Esta simbologia refere-se ainda, a não estaticidade da evolução, pois não existem dores e tampouco infernos eternos, uma vez que. se a evolução é infinita, aquele que se situa no ponto mais alto, ao evoluir, leva consigo todo o sistema. sendo que o que está no grau mais baixo, por sintonia. também subirá.

Mas como surgiu a Kimbanda?
Após a descida do Ser Espiritual ao Universo Astral, vários desses espíritos tomaram-se marginais cósmicos, pois traziam dentro de si a revolta. a insubmissão e o ódio. Por afinidade. estes seres foram atraídos às zonas internas de planetas semelhantes a Terra em seus locus subcrostais (umbral), habitando a contraparte astral destes ambientes é lógico.

Bem estes ditos como "Marginais Cósmicos” não podiam ficar por aí a vagar dentro de um círculo pernicioso tanto a suas consciências quanto a de outros seres. Estes tinham de ser trazidos de volta à Luz e ao caminho da paz e da harmonia. sendo que tal condição deveria ser alcançada por eles através de seus próprios atos, direcionando-os a aprender por força das variações do Karma a conquistar esta harmonia, primeiro interiormente e depois exteriormente com as "forças Cósmicas".

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...