segunda-feira, 2 de maio de 2011

OS CHACRAS E OS ORIXÁS 1


PARA ENTENDERMOS CENTROS DE IRRADIAÇÃO E
SEUS RESPECTIVOS ORIXÁS, VAMOS COMEÇAR FALANDO DE CHACRAS.

Chakras-Centros de Energia
O que são chakras?

Chakra é um centro de energia do corpo que pode ser ativado e funciona por rotação. Existem dezenas de milhares (são os pontos que se usam na acupuntura) mas esses 7 são os maiores e mais fortes, na ordem localizados: base da coluna; 2 dedos abaixo do umbigo; boca do estômago; coração; garganta; 3º olho; topo da cabeça. Eles são o caminho da kundalini*, energia que conduz ao estado de Nirvana*.

A palavra “chakra” vem do Sânscrito e significa “roda de luz”, "roda da lei", "roda da vida" ou "morte". Chakras são pontos de energia de diferentes vibrações, representando diferentes aspectos do corpo, da alma e do espírito. Simbolizam a lei da natureza, estando em constante movimento. Eles estão localizados ao longo da coluna vertebral do corpo humano.

Através da Radiestesia e outras formas de tratamentos alternativos, pôde-se constatar que a maioria das doenças são decorrentes do desequilíbrio dos chakras ou da entrada de energia negativa nesses pontos vitais.

Os chakras harmonizados nada mais são do que o equilíbrio entre as polaridades Yin (feminino, frio e úmido) e Yang (masculino, quente e seco). O esquema dos sete chakras é o mais usado nas terapias alternativas. Entretanto, existem inúmeros outros chakras menores, atuando num esquema dinâmico de intercâmbio energético.

Sua função é de receber e transmitir energia para as áreas afetadas do corpo físico, trazendo o equilíbrio. Trabalhando com os chakras, é possível unir todos os aspectos de nossas vidas, incluindo os aspectos físicos, materias, espirituais, sexuais e etc.

CENTRO DE IRRADIAÇÃO E RESPECTIVOS ORIXÁS NA LEI DE UMBANDA

É de suma importância, aos trabalhadores das lides umbandistas, o conhecimento das estruturas mais sutis do nosso corpo físico, para que assim possam melhor desenvolver seu trabalho e atender às Entidades, principalmente as que vêm para os trabalhos de cura. Afinal, todos somos donos de um corpo físico e precisamos conhece-lo para melhor entender os males que o afetam. Por isso é importante que conheçamos um pouco mais sobre os centros energéticos denominados “Chacras”, que exercem influências positivas ou negativas em nossos corpos, de acordo absorve e irradia “prana”, o princípio vital.



São os sete pontos etéreos que recaem sobre os sete fluídos cósmicos, para depois se instalarem nos plexos do corpo físico. Possuem basicamente três funções: manter a vitalidade do corpo físico, desenvolver a consciência e receber e transmitir energia espiritual, transformando o homem em ser espiritual.

Os principais Chacras do nosso Corpo Etérico estão alinhados ao longo do corpo físico em sentido vertical: os cinco inferiores vão da base da coluna vertebral até o crânio, e os outros dois ficam situados entre os olhos e no alto da cabeça.

Os principais Chacras (Centros de irradiação) possuem ligações especiais com alguns órgãos do corpo e com alguns estados de consciência. Esses centros de energia cuidam do equilíbrio do corpo físico, intelectual, emocional, emocional, mental e espiritual do homem.

Assim como o nosso corpo, o planeta Terra também possui seus sete chacras principais, que operam da mesma forma, mantendo equilíbrio energético do planeta.

Nossos sete Chacras básicos revelam também o direcionamento individual de cada ser, o seu foco pessoal.

Por exemplo: uma pessoa que se identifica essencialmente com os sentimentos, terá os Chacras Cardíaco e Umbilical mais desenvolvidos e ativos do que os outros; já um individuo que apresenta um Chacra Frontal brilhante, terá um grau intenso de integração pessoal, e um Coronário iluminado revelará uma pessoa com um ato desenvolvimento de Consciência Espiritual.

A velocidade que cada um dos Chacras tem é que determina o grau evolutivo de cada ser humano encarnado. Quanto mais Chacra estiver próximo às energias do Cosmo, mais velocidade terá.

Os Chacras se localizam no duplo etérico e são responsáveis pela distribuição das energias mentais, astrais e etéreas, de acordo com a necessidade de cada um de nós, seres vivos, encarnados no planeta Terra.

As cores variam para cada Chacra, reluzindo e contribuindo para sua aparência de flor. Num corpo físico saudável as formas dos Chacras demonstram equilíbrio e harmonia em ritmos variados, de acordo com o temperamento de cada individuo.



SÉTIMO CHACRA – CORONÁRIO
Localiza-se no topo da cabeça. Dos sete Chacras básicos é o mais importante, pois é responsável pela irrigação energética do cérebro. Quando bem desenvolvido, facilita a lembrança das projeções da Consciência.

SEXTO CHACRA – FRONTAL
Localiza-se entre os olhos e está ligado à glândula hipófise. É o responsável pela irrigação energética dos olhos. Quando em atividade, gera uma palpitação na testa, como se fosse um coração batendo.

QUINTO CHACRA – LARÍNGEO.
Localiza-se na garganta e está ligado à glândula tireóide. É responsável pela irrigação da boca, garganta e sistema respiratório. É considerado um filtro que bloqueia as energias emocionais.

QUARTO CHACRA – CARDÍACO
Localiza-se no coração e está ligado à glândula timo. É responsável pela irrigação do coração e considerado um canal de movimentação das emoções, sendo o mais afetado pelo desequilíbrio emocional.

TERCEIRO CHACRA – UMBILICAL
Localiza-se no plexo solar. É responsável pela irrigação do sistema digestivo. Quando é bem desenvolvido, facilita e percepção das energias.

SEGUNDO CHACRA – ESPLÊNICO
Localiza-se na região do baixo-ventre. É responsável pela irrigação dos órgãos sexuais e também pela vitalização do feto em formação.

PRIMEIRO CHACRA – BÁSICO
Localiza-se na base da coluna e está ligado às glândulas supra-renais. É responsável pelo estimulo direto da energia e circulação do sangue.

Cada um dos sete Chacras básicos tem uma afinidade maior com uma das sete Vibrações Originais e uma das sete Linhas de Umbanda, mas nenhum pertence exclusivamente a um só Orixá.
Em cada encarnação eles assumem padrões diferentes de energia, pois encarnamos para aprender e vivenciar novas experiências.

Assim, em cada encarnação surge toda uma combinação de Orixás em relação aos Chacras de maneira que esta combinação crie uma situação propicia a ajudar na evolução do ser. Os Chacras que já tem um padrão vibratório próprio são sobrepostos pela energia do Orixá que se faz presente em cada um deles: o primeiro e ultimo Chacra se abrem para frente e para trás.

Nenhum desses Chacras pertence exclusivamente a um Orixá, vai depender do Orixá que fatorou e rege a ancestralidade da pessoa. Esse será o regente do Ori, da cabeça do médium e do Chacra Coronário. Nesse mesmo Chacra os outros Orixás estarão presentes como qualidades secundárias, pois a principal sempre será a do Orixá que o fatorou.

Portanto, teremos como Orixá principal no Chacra Coronário, a flor de lótus, nosso Orixá Ancestral, que, junto do recessivo, forma o casal de Orixás Ancestrais que são os únicos que não mudam sua posição de encarnação para encarnação para encarnação. Como Orixá principal na abertura de frente do frontal, teremos o nosso Orixá de Frente; como principal na abertura de trás do frontal fica nosso Orixá de Junto (adjunto ou ajunto).
Em volta da irradiação do Orixá principal temos outras seis, que no Ori dão formação à coroa do “médium” …a força que o rege na cabeça…



Sahasrara - Chakra Violeta

O sétimo chakra ou coroa está localizado no topo da cabeça, plexo cerebral, centro da testa. Este chakra é o chakra ligado a iluminação. Exterioriza-se como a glândula Epífese, também chamada Pineal e governa a parte superior do cérebro e rege o sistema nervoso que simbolicamente significa sistema de integração com Deus.

Sua vibração é a violeta ou às vezes a combinação de todas as cores: Luz branca. Induz ao sentimento de confiança de estar sendo guiado pelo universo. Rege as experiências interiores mais profunda, que se traduziram em sabedoria de alma. A luz interior é a que nos liga ao Pai celeste e representa também o Pai terreno.

Sobre o chakra Violeta:
Simbolismo:Flor de lótus de mil pétalas
Personalidade:Positiva - Unidade com o todo, compreensão cósmica
Negativa - Sem sentimentos, alienada da vida
Poderes numa oitava superior:Capaz de sair do corpo conscientemente, maior compreensão da vida, perfeição nas funções astrais
Aprendizado de Alma:União com a consciência universal
Período de maior formação evolutiva:42 aos 49 anos
Elemento:Alma
Glândula: pineal
Cor: violeta, dourado e branco
Pedras: Cristal de Quartzo, Diamante, Topázio Incolor, Ametista, Charoíta, Fluorita, Pirita, Calcita Dourada, Ametrino


Na Umbanda corresponde à vibração de Oxalá e o melhor dia pra a captação de suas influências é a sexta-feira.

Oxalá é o grande Orixá, herdeiro do Poder Absoluto. O domínio de Oxalá é a criação. É o Orixá símbolo da pureza e do amor; Senhor Supremo que vibra sobre todos os filhos da Terra e ocupa uma posição única do mais importante e mais elevado Orixá na Lei de Umbanda.


Ajna - Chakra Índigo
Sexto Chakra da autoridade e comando, o sexto chakra fica no centro da testa. Mais conhecido como terceiro olho, a terceira visão é a consciência individualizada. Os dois olhos físicos vêem o passado e o presente, enquanto que e terceiro olho revela os horizontes do futuro.

As experiências e as idéias servem simplesmente para clarificar as percepções extrasensoriais. A sensação de unidade e de união com as leis cósmicas é experimentada. O ser realiza que é um espírito imortal num corpo temporário de carne. Exterioriza-se como a glândula pituitária. Governa o cérebro inferior e o sistema nervoso, os ouvidos, crescimento, sistema endócrino, plexo carotídeo, nariz e os olhos. Através desse centro consideramos nossa natureza espiritual. Sua vibração é de cor azul escuro.

Sobre o chakra Índigo:
Simbolismo:Flor de lótus de 2 pétalas
Personalidade:Positiva- Fraternidade, pensamento criativo
Negativa - Desejo de controlar os outros, egoísmo
Poderes numa oitava superior:Visões, cores vibratórias, Ouvir o eu superior
Aprendizado de Alma:Integração
Período de maior formação evolutiva:35 aos 42 anos
Elemento:Espírito
Glândula: hipófise
Cor: azul índigo
Pedras: Sodalita, Safira Azul, Lápis Lazuli, Turmalina Azul, Azurita


Na Umbanda corresponde à Vibração de Oxossi, e o melhor dia para captar sua vibração é a quinta-feira. Seus atributos são a fartura e a perseverança, sempre sabendo a hora certa de “atirar a flecha”. Seus domínios são as matas.


Vishudda - Chakra Azul
Localizado na base do pescoço, este chakra exterioriza-se como a glândula tireóide e governa os pulmões, cordas vocais, brônquios e metabolismo. Sede da abundância e da prosperidade como resultado da forma como agimos na vida.

Através deste chakra, aprender-se a receber e deixar as coisas fluírem sem criar condições que empeçam você de desfrutar da experiência. O julgamento servirá para você decidir o que lhe da equilíbrio. Centro de expressão e de comunicação está ligado ao verbo divido , onde o que você fala cria. Sua vibração e de coloração azul clara.

A pessoa ligada ao quinto chakra compreende as mensagens não verbais, ouve com a intuição. A energia ligada representa o conjunto dos cinco sentidos, o odor, a visão, o tato e o som. Aquele que entra nesse centro domina seu eu por inteiro.

Aqui, os cinco elementos são transmudados em sua essência, em sua mais pura manifestação, e só suas frequências sutis subsistem. As distrações do mundo provocadas pelos sentidos e pelo espírito cessam de ser um problema. O raciocínio supremo domina as emoções do coração. O ser vai procurar o conhecimento real além dos limites de tempo, dos condicionamentos culturais e da hereditariedade.

Sobre o chakra Azul:
Simbolismo:Flor de lótus de 16 pétalas

Personalidade:Positiva - Razão, lógica
Negativa - Rigidez, preconceitos, não aceitação do ponto de vista alheios
Poderes numa oitava superior:Clariaudiência, sons astrais, música
Aprendizado de Alma:União
Período de maior formação evolutiva:28 aos 35 anos
Elemento:Éter
Glândula: tireóide
Cor: azul celeste
Pedras: Topázio Azul, Turquesa, Calcita Azul, Quartzo Azul, Angelita


Na Umbanda corresponde à vibração de Ogum e o melhor dia para captação de suas influências é a terça-feira. É o desbravador dos caminhos, tem a coragem e a força como atributos.


Anahata - Chakra Verde
Localizado no centro do peito, o quarto chakra é o do coração. Exterioriza-se como o timo. Governa o coração, sangue, sistema circulatório. Influencia o sistema imunológico e endócrino, sistema de respiração. Centro através do qual sentimos o amor, o dar, relacionar-se, aceitação. Sua vibração é da cor verde, vindo a evoluir para rosa com a prática da compaixão, do amor pessoal e universal. O chakra do coração é a sede do equilíbrio corporal.

Um ser que está nesta vibração entra na energia da compaixão, de desprendimento, de sabedoria e de amor incondicional. Este chakra faz com que os desejos deixem de ser problemáticos por ser uma energia equilibrada. Os apegos aos prazeres terrenos, às honras, às humilhações não o preocupam porque está harmonizado com o seu mundo interior e exterior. Chakra do apego e do desapego, do perdão e da não cobrança. Um ser que se cobra e reclama da vida está sujeito a diminuir a boa função deste chakra, ficando alienado e desprotegido.

O chakra do amor e da vontade de viver bem, nos induz a ver as experiências da vida como necessárias para o nosso desenvolvimento pessoal, social e de alma, a razão sublima as emoções aprisionantes, onde nada se perde tudo na vida acrescenta.

Sobre o chakra Verde:
Simbolismo:Flor de lótus de 12 pétalas

Personalidade:Positiva - Compaixão, intuição
Negativa -Coração empedernido, fechado, desespero
Poderes numa oitava superior:Sensível às dores dos outros
Aprendizado de Alma:Irmandade
Período de maior formação evolutiva:21 aos 28 anos
Elemento:Ar
Glândula: timo
Cor: verde e rosa
Pedras: Quartzo Verde, Calcita Verde, Turmalina Verde, Malaquita, Quartzo Rosa, Calcita Rosa, Turmalina Rosa, Rodocrosita


Na Umbanda corresponde à Vibração de Oxum, e o melhor dia para captação de suas influências é a quinta-feira. Oxum tem como atributos o amor, a beleza, a fertilidade, a riqueza e o poder da gestação, personificando a feminilidade. Seus domínios são as águas doces, que irrigam e fertilizam o solo, e o ouro.


Manipura - Chakra Plexo Solar
Localizado no centro do abdome, centro de compensação de energia para os outros chakras, o solar funciona como receptor e emissor de energias. Exterioriza, energiza e controla o pâncreas, governa a ação do fígado, baço, estômago, vesícula, intestino grosso, até certo ponto o intestino delgado, aspectos do sistema nervoso, pele, músculos, sistema digestivo, apêndice. Governa a liberdade, poder, controle, autodefinição, intelecto, aceitação e visão.

A cor vibratória é o amarelo. O plexo solar é a sede do fogo no interior do corpo. Ele assume aqui importância particular, porque é também a sede dos medos, das angústias e dos ódios. Este chakra engloba o Karma, a caridade, a boa e má companhia e o serviço prestado aos outros.

Por ser do elemento fogo, expansão energética que dá origem ao movimento, a tradição fenomênica dessa expansão é o calor. Uma pessoa com este fogo bem controlado, se torna uma pessoa calorosa e amiga.

Sobre o chakra Plexo Solar:
Simbolismo:Flor de lótus de 10 pétalas

Personalidade:Positiva -Flexibilidade quanto às energias - abertura à mudanças
Negativa - Atado, com medo de deixar que as coisas se manifestem

Poderes numa oitava superior:Sente as mudanças que se vão produzir e a sua adequação (trabalhar em cima do acontecimento)

Aprendizado de Alma:Amor, tanto humano quanto divino

Período de maior formação evolutiva:14 aos 21 anos

Elemento:Fogo
Glândula: pâncreas
Cor: a marelo
Pedras: Citrino, Enxofre, Âmbar, Topázio Imperial, Calcita Amarela
Na Umbanda corresponde a Vibração de Xangô, e o melhor dia para captar suas influências é a terça-feira.


Xangô é o senhor dos raios, do fogo e das pedras. Seus atributos são a firmeza de caráter, o senso de justiça, o amor à verdade,o orgulho e a autoridade.


Svadisthana - Chakra Laranja
O segundo Chakra localiza-se dois dedos abaixo do umbigo. É dominado pela água, a essência da própria vida, elemento abundante no planeta e com peso de três quartos do corpo humano. Esse chakra é o centro da procriação e por se achar diretamente associado à lua, afeta com suas marés emocionais (humor, sentir-se bem).

A criatividade e a inspiração de criar começam no segundo chakra. A energia prânica que circula nesse Chakra governa a circulação do sangue e o mantém em bom equilíbrio por todos os fluídos do corpo, igualmente governa os órgãos genitais (ovários e testículos), as atitudes nos relacionamentos, sexo e comportamento sexual, o sentir, reprodução e assimilação. Exterioriza-se como a glândula gônada, glândulas sexuais masculinas e femininas, que encarnam a força vital e toda a força inerente no corpo físico. Sua cor vibratória é Laranja.

O alimento, o sono e a sexualidade devem ser regulados e equilibrados com o objetivo de atingir um estado harmonioso e tranquilo do corpo e do espírito.

Sobre o chakra Laranja:
Simbolismo:Flor de lótus de 6 pétalas

Personalidade:Positiva - Emoções contidas e calmas, porém variadas
Negativa - Demasiado emocional, amor possessivo

Poderes numa oitava superior:Sensível as influências astrais, sensações de memória, algumas lembranças de viagens astrais
Aprendizado de Alma:Paz e magia
Período de maior formação evolutiva:7 aos 14 anos
Elemento:Água
Glândula: gônadas (testículos e ovários)
Cor: laranja
Pedras: Calcita Laranja, Cornalina, Coral, Crocoíta, Opala de Fogo.


Na Umbanda corresponde à Vibração de Obaluaiê, senhor da morte e da vida, da doença e da cura, e o melhor dia para captar suas influências é segunda-feira.


Muladhara - Chakra Vermelho ou Da Raiz
Situado na base da coluna, este Chakra governa a dimensão física e todos os aspectos sólidos do corpo são mantidos pela matriz sutil das energias-terra distribuídas por esse primeiro Chakra. Ele energiza e fortalece o corpo sendo responsável pelo seu bem-estar físico. É o centro de energia através do qual se experimenta "luta ou fuga".

O Chakra base representa, portanto a manifestação da consciência individual na forma humana, isto é, o nascimento físico. Esse Chakra está em relação com a juventude, a ilusão, a cólera, a avareza e a sensualidade.

Exterioriza-se como a glândula supra-renal, governa os rins, a eliminação e reprodução e possui vibração de cor vermelha. Simboliza a Terra-mãe. Segurança com as questões terrenas de dinheiro, trabalho, casa e confiança.

Sobre o chakra Vermelho:
Simbolismo:Flor de lótus de 4 pétalas

Personalidade:Positiva - Boa auto-imagem, segurança, pés assentes no chão
Negativa - Insegurança, nada a que se agarrar - ao sabor da gravidade

Poderes numa oitava superior:Começo da entrada no mundo da inteligência pura
Aprendizado de Alma:Serviço
Período de maior formação evolutiva:0 aos 7 anos
Elemento:Terra
Glândula: supra-renais
Cor: vermelho
Pedras: Rubi, Quartzo Vermelho, Granada, Hematita, Jaspe Vermelho


Na Umbanda corresponde à vibração de Iemanjá. Este centro energético está ligado à procriação, geração de novas vidas, por isso está intimamente ligado à vibração de Iemanjá, a mãe de todos Orixás.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...