avenida dos BAOBÁS em Madagascar
Baobá, Mutê, Akapassa'tin

Os clans otamaris que o denominam de Mutê, Muto ou Mutomu, consideram o aparecimento de um Baobá em seus sítios um sinal de alerta que sugere uma consulta ao oráculo de Fá, pois evidencia-se uma supeita de doença ou de envenenamento de alguém daquela casa, tendo que realizar preceitos rituais.
Estes clans também realizam cerimonias de iniciação de seus jovens sob um Baobá. Dentre os mahis o akapassa'tin é consagrado ao vodun Sakpata.
São encontrados nos conventos de voduns (vodunkpame ou hunkpame) na África muitos outros tipos de árvores que também envolvem ritos de iniciação como a Gardênia (Gardenia erubercens) e o Falso Ébano (Diospyros mespiliformis), no Brasil muitas outras espécies de atin foram relacionadas a cultura dos voduns pelo fato da flora não ser idêntica à da terra-mãe, então tiveram que ser substituidas algumas por outras aqui encontradas com alguma similitude para que houvesse correspondência entre aspecto-vodun ou vegetal-vodun, a Jaqueira ou Apaoká (Artocarpus integrifolia; Artocarpus heteropyllus), muito comum no Estado da Bahia, planta originária da Malásia e trazida pelos portugueses no Brasil colonial, é sem dúvida um exemplo disso aqui, nela se construiu uma relação íntima com o vodun Sakpatá e o com òrisà nagô Omolu.

O Baobá é uma malvácea,as Malváceas possuem um grupo de espécies formadas por árvores enormes com folhas compostas, e de flores e frutos grandes... Mas nem todas têm a particularidade de armazenar milhares de litros de água como o baobá que, de acordo com o seu diâmetro e altura, pode comportar mais de 120 mil litros! Difícil imaginar tanta água dentro do tronco de uma árvore... Está aí então o segredo da longevidade do baobá que se mantém saudável durante as secas africanas! Outra lenda que o botânico nos conta é que a árvore teria sido plantada de cabeça para baixo, pois quando está totalmente sem folhas, causa a impressão que suas raízes tomaram o lugar de seus verdadeiros galhos.
O baobá é considerado morada dos orixás,a passagem deles do plano espiritual para o material é o tronco do baobá.Os baobás são símbolos de resistencia dos povos negros e oprimidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário